
Remoção da maquilhagem. Parece tarefa fácil mas é bastante problemática. Como remover máscara sem partir as pestanas? Como limpar a pele sem que fique irritada? Não pondere mais. Verifique abaixo como remover corretamente a maquilhagem passo a passo.
Por que é tão importante remover a maquilhagem? Nunca deixe de remover a maquilhagem (se não o fizer corretamente):
- evita o aparecimento de pontos negros e evita a obstrução dos poros,
- restaura o equilíbrio de ácido e base da pele,
- facilita a regeneração da pele e das pestanas durante a noite,
- limita o risco de irritação e acalma a pele,
- remove todas as toxinas que se acumulam na pele durante o dia.
O que precisa de usar para remover a maquilhagem?
Existem muitos cosméticos para remoção de maquilhagem: bálsamos ou óleos, líquidos micelares, produtos bifásicos ou à base de álcool. Como escolher um produto que deixe a sua pele limpa e revigorada, sem irritar? Depende muito do tipo de pele: quanto mais seca e sensível estiver a pele, mais delicado deverá ser o desmaquilhante.
O mais popular é o líquido micelar, cuja fórmula se baseia em micelas, que são partículas que fixam a sujidade e removem-na da pele sem ter de a esfregar. Outra boa opção são os óleos naturais para remoção de maquilhagem, que também podem ajudá-la a remover cosméticos resistentes à água sem secar a pele, deixando-a nutrida. As pessoas que têm pele sensível devem usar leites de limpeza, cuja fórmula é delicada e remove a maquilhagem, deixando a pele hidratada e macia.
Como remover a maquilhagem passo a passo?
O método de remoção é tão importante como a escolha dos cosméticos certos. As estatísticas são implacáveis e indicam que mais de metade das mulheres removem a maquilhagem incorretamente. É um grande problema, porque uma remoção incorreta ou imprecisa da maquilhagem dá lugar a irritações e problemas, como a acne. Portanto, é importante saber como remover a maquilhagem da forma correta.
Passo 1. Limpeza facial inicial
Antes de remover a maquilhagem, é necessário limpar a pele. Pode utilizar um gel de lavagem facial ou realizar o chamado OCM (método de limpeza com óleo, usando óleo de rícino ou outro óleo da sua escolha, como óleo de argão, grainha de uva ou jojoba). Este passo permite-lhe suavizar e molhar a pele, facilitando a remoção da maquilhagem.
Passo 2. Remoção delicada mas precisa da maquilhagem de olhos
Deve prestar a maior atenção aos olhos, porque é geralmente nesta área que se acumulam mais cosméticos. A remoção da maquilhagem dos olhos pode ser feita com óleo, líquido micelar ou leite de limpeza. Independentemente da escolha, deve remover a maquilhagem delicadamente, para não irritar a pele. Humedeça o disco desmaquilhante com o produto e pressione contra o olho durante alguns segundos. Em seguida, remova suavemente a maquilhagem movendo o disco desmaquilhante para o canto externo do olho. Repita algumas vezes usando discos desmaquilhantes limpos (assim saberá quando os olhos estão realmente limpos).
Passo 3. Remoção de maquilhagem dos lábios
Se usar batom, também deve dedicar algum tempo à sua remoção. Utilize um disco desmaquilhante e o cosmético escolhido para remover a maquilhagem e remova o batom usando o mesmo método que aplicou no caso dos olhos.
Passo 4. Remoção de maquilhagem do rosto
É hora de remover a maquilhagem do rosto, ou de a lavar novamente, mas de uma forma mais precisa desta vez. Neste caso, vale a pena utilizar gel ou espuma para o rosto, pois graças a ele é possível remover com precisão tudo o que resta na pele. Enquanto isso, deve fazer uma massagem suave no rosto para ajudar a limpá-lo ainda melhor e preparar a pele para a rotina seguinte. Uma vez por semana, pode substituir o produto de lavagem facial por um esfoliante para remover as células mortas da pele e limpar o rosto com ainda mais precisão.
Passo 5. Tónico
A última coisa a aplicar é o tónico. Muitas mulheres ignoram esta etapa, mas é importante porque restaura o pH certo da pele. O tónico não só acalma a pele, como também previne irritações e regular as funções da pele. Remove simultaneamente todas as toxinas restantes que são invisíveis para nós.