
Saber qual o seu tipo de pele é um conhecimento de base que lhe permite escolher a rotina de beleza certa. Pode visitar um profissional que determine o seu tipo de pele por si, mas, normalmente, uma observação atenta da pele é suficiente para ficar a saber qual o seu tipo de pele. Verifique qual das descrições abaixo corresponde à sua pele e saiba como cuidar dela.
Qual o seu tipo de pele – os tipos de pele
Pele seca – fina, delicada, muitas vezes baça e fatigada.
Deve começar a cuidar da sua pele na casa dos 20, pois este tipo de pele tende a ficar com rugas muito rápido. A pele em torno dos olhos e dos lábios é particularmente sensível. Evite utilizar sabonete básico, que causa secura, assim como cosméticos com álcool (ex.: álcool desnaturado). Em vez disso, experimente usar uma espuma de lavagem e um leite de limpeza para remover a maquilhagem. Também pode usar o método OCM (escolha os óleos mais indicados para pele seca). Os melhores óleos para pele seca são o óleo de semente de algodão, onagra e óleo de abacate. As máscaras faciais hidratantes e nutritivas são altamente benéficas se as utilizar 2 a 3 vezes por semana. Aplique um esfoliante enzimático suave, pois não precisa ser esfregado. Para hidratar e acalmar as irritações da pele seca, utilize aloe natural.
A pele sensível é muito semelhante à pele seca. É extremamente fina, quase transparente – os vasos sanguíneos costumam estar todos visíveis. Este tipo de pele está propenso a irritações, alergias e microvarizes.
A pele sensível requer um cuidado intenso e todos os cosméticos que utilizar, incluindo as máscaras faciais, devem ser hipoalergénicas. Utilize máscaras faciais hidratantes e nutritivas com propriedades calmantes 2 a 3 vezes por semana. As máscaras de limpeza facial devem ser utilizadas com menos frequência. Os óleos naturais e delicados são o complemento perfeito para a rotina de beleza. Um dos melhores para pele sensível é o óleo de amêndoa doce.
A pele oleosa é espessa e está constantemente brilhante. Por um lado, este tipo de pele é mais resistente a todos os efeitos adversos dos fatores externos e não é provável a ocorrência de rugas, mas, por outro lado, é necessário muito esforço para que tenha uma aparência bonita e saudável. A pele oleosa é o lugar perfeito para as bactérias, pelo que aparecem rapidamente borbulhas e pontos negros. Deve submeter-se a tratamentos de limpeza com regularidade. Utilize um gel de lavagem, emulsão ou tónico especial na sua rotina de beleza diária. Não se esqueça que a pele oleosa também deve ser hidratada e gosta de óleos naturais. O importante é que sejam adequados ao tipo de pele. Experimente os óleos de jojoba, tamanu e cânhamo.
A pele mista pode ser descrita como um tipo de pele com características de pele oleosa e seca. A pele costuma estar oleosa na zona T (testa, nariz, queixo) e seca nas bochechas.
Para este tipo de pele, a rotina de beleza deve incluir a utilização de cosméticos hidratantes que também regulam a ação das glândulas sebáceas – o cosmético ideal para pele mista é o óleo de jojoba – não só hidrata, como também inibe a secreção de sebo nas partes oleosas da pele. Tudo se deve à presença do esqualeno na composição do óleo, que é responsável pela melhoria em suas quantidades – o esqualeno também é um componente do sebo humano.
Lembre-se também que, no caso de pele mista, a máscara de limpeza facial deve ser aplicada nas partes oleosas e a máscara hidratante nas partes secas.
A pele normal é típica das… crianças. Uma percentagem muito pequena de adultos pode dizer que tem uma pele agradável, devidamente hidratada e com uma secreção de sebo adequada e livre de hiperpigmentações ou borbulhas. A rotina de beleza para este tipo de pele não é problemática. Pode mesmo lavar com apenas água e sabão. Utilize máscaras faciais hidratantes e de limpeza uma vez por semana.