Principais erros de cuidado da pele: por que deve para de os cometer agora?

A sua pele não tem brilho e está muito seca e fica facilmente irritada? Questiona-se sobre as possíveis causas? Continue a ler para saber se está a cometer alguns dos erros mais populares. Consulte a lista dos erros de cuidado cutâneo mais comuns a evitar.

Vamos encarar a verdade: nem sequer nos apercebemos de que cometemos muitos destes erros. Embora saibamos muito sobre cuidado cutâneo, há muita coisa a aprender. Contudo, não podemos ser demasiado exigentes connosco próprias, uma vez que os cosmetologistas e as influencers que tentamos imitar também cometem estes erros…

Os erros de cuidado cutâneo mais populares

O que não fazer quando queremos ter uma pele perfeita? Estes são os principais erros de cuidado cutâneo que devemos parar de cometer de uma vez por todas!

✘ Remover mal a maquilhagem

A rotina parece semelhante na maioria dos casos: embebemos um disco de algodão com desmaquilhante e esfregamos os olhos. Este é o primeiro erro que nos deixa as pestanas mais fracas, a pele sobrecarregada e rugas à volta dos olhos. Evite esfregar os olhos ao remover a maquilhagem. Então, qual é a técnica correta? Embeber um disco de algodão com desmaquilhante, pressionar levemente na pálpebra durante 15 a 30 segundos e remover a maquilhagem suavemente do canto interno do olho para o canto externo. Repetir até remover totalmente a maquilhagem.

✘ Utilizar apenas água micelar para limpar o rosto

No que diz respeito à limpeza de rosto, ainda cometemos muitos erros. Utilizar pura e simplesmente água micelar é um demérito popular. Nota: a limpeza facial mais eficaz e delicada para a pele consiste em várias etapas, pelo que deve usar esfoliante, detergente, água micelar e tónico – cada produto visa remover diferentes impurezas.

✘ Lavagem facial com água e sabão

A categoria “erros de cuidado cutâneo” inclui lavar o rosto com água ou com água e sabão. Muitas pessoas não sabem sequer porque é mau. Lembre-se! A água e o sabão secam a pele, em particular se não aplicar um hidratante em seguida.

✘ Não utilizar tónico facial

Não utilizar tónico é outro erro comum. Muitas mulheres desvalorizam este problema pensando que a pele não precisa deste produto. A verdade, porém, é que todos os tipos de pele precisam de um tónico para ter um pH ligeiramente ácido que pode ficar comprometido quando utilizamos, por exemplo, produtos de limpeza altamente alcalinos. Pode evitar facilmente inúmeras irritações introduzindo simplesmente um tónico na rotina diária de cuidados cutâneos.

✘ Tocar no rosto e espremer borbulhas

Nem todos os erros de cuidado cutâneo estão relacionados com produtos. Pode causar danos graves na pele tocando simplesmente nela, especialmente se tiver tendência a ganhar acne. Espremer borbulhas é um erro comum que pode aumentar a inflamação da pele e distribuir bactérias por todo o rosto, portanto, em vez de resolver um problema, está a piorá-lo.

✘ Falta de proteção solar

Sabia que a luz solar é uma das principais causas para o envelhecimento acelerado da pele? É por isso que a proteção UV é tão importante. Ao utilizar um protetor solar para o rosto – independentemente da estação do ano – evita a perda de humidade e firmeza da pele e de problemas como manchas de pigmentação. O mais interessante é que os óleos naturais funcionam como protetor solar: o óleo de semente de framboesa apresenta o maior fator de proteção solar.

✘ Utilização incorreta de esfoliantes

A esfoliação é outro erro de cuidado cutâneo. Estou a falar de uma esfoliação incorreta. Ou não usamos esfoliantes, impedindo a renovação natural das células, ou utilizamos excessivamente, removendo a camada hidrolipídica natural da pele, deixando-a irritada. Sejamos moderadas e utilizemos esfoliantes uma vez por semana, no máximo.

✘ Não hidratar a pele oleosa

Por último, mas não menos importante: hidratar. Poucas pessoas sabem que todos os tipos de pele devem ser hidratados. É uma pena que ainda se acredite que a pele seca precisa de ser hidratada e a pele oleosa desidratada. Este é o maior erro que pode cometer no cuidado cutâneo! A pele precisa de água, independentemente do seu tipo. Não hidratar a pele oleosa cria um círculo vicioso: a pele desidratada produz mais sebo para repor a hidratação e, por sua vez, fica ainda mais oleosa.