Pele sensível – principais regras a seguir se a sua pele for delicada e reativa

Pele sensível é verdadeiramente exigente e constitui muitos desafios. Tende a ser “temperamental” e é difícil de prever os possíveis agressores. Felizmente, assim que aprender a tratar dela, é capaz de reduzir a sua tendência para irritações e melhorar substancialmente o seu estado. Se o seu rosto também reagir a fatores externos, descubra como condicionar pele sensível.  

Como é que sabe se a sua pele é sensível? 

Vermelhidão, pele a escamar, secura, sensação de queimadura, sensação de pele retesada, comichão – estes são os sintomas típicos de pele sensível e reativa. Cada um dos sinais falha-lhe do processo de inflamação que está a começar ou a decorrer. A intensidade dos sintomas depende num fator que causa demasiada sensibilidade – se for uma condição de pele e não apenas uma reação alérgica a cosméticos, então o sintoma é mais intenso. 

Nota:

a pele sensível fica vermelha até devido ao stress, dieta, mudança de temperatura e menstruação. Vermelhidão e sensação de pele retesada e formigueiro repentinos é comum após usar um produto desadequado.

O que é que causa a sensação de queimadura?

Na maioria dos casos a sensibilidade excessiva é genética e ainda assim pode estar relacionada a algumas condições de pele tais como dermatite atópica, seborreia, rosácea. Está ligada à estrutura da epiderme do ao seu dano. Às vezes, uma pele saudável pode tornar-se sensibilizada e reage a fatores que não costumavam causar nenhuma reação. Isto acontece quando enfraquece a sua pele com tratamento de pele incorreto a longo prazo. A pele reativa também pode estar relacionada com um desequilíbrio hormonal. 

Do que é que a pele sensível não gosta?

Tanto os fatores externos (fatores exógenos) como fatores relacionados à função corporal (fatores endógenos) causam danos à pele sensível. É isto que torna a pele sensível tão desafiante. Os vários agentes prejudiciais incluem condições climáticas (vento, tempo fio, mudanças de temperatura), água dura, produtos cosméticos, esfregar a pele, alergias a alimentos. Felizmente, existem várias coisas que pode fazer para ajudar a sua pele sensível. 

Como tratar de pele sensível?

A escolha de cosméticos adequados é a chave para o sucesso. Use produtos especiais feitos para peles sensíveis, reativas atópicas ou couperosas na farmácia bem como óleos naturais que restauram o equilíbrio hidrolípico, protegem, curam e acalmam a pele. O óleo de amêndoas doces é o óleo mais brando. 

Procure produtos sem substâncias irritantes e aromas. Use produtos que fortaleçam a pele e reduzam a vermelhidão e que previnam a inflamação ao mesmo tempo.  

Cuidados para pele sensível em poucos passos simples

  1. Use mousses e água micelar de limpeza gentil com base em ingredientes que acalmam a pele e protegem contra agressores externos. 
  2. O seu creme de dia deve proteger a pele de fatores externos e da luz do sol que apresentem o fator solar mínimo de 20. Idealmente, use um escudo solar porque é melhor para pele sensível em vez de protetores solares químicos.
  3. O seu creme de noite deve reparar a pele de forma intensiva e aliviar irritações. 
  4. Use um esfoliante de enzimas delicado uma vez por semana que dissolve os ligamentos entre células mortas mas não o faz de forma invasiva. Após a esfoliação, use uma máscara calmante para a pele. 

Os piores erros para pele sensível

  • Esfregar a pele.
  • Usar produtos com efeito forte.
  • Usar alguns cremes diferentes ao mesmo tempo.
  • Mudar os produtos com demasiada frequência.
  • Experimentar novos cosméticos.
  • Usar ervas sem a consulta de um médico.