
Devido às suas caracteríscas e natureza exigente, a pele seca requer que nós lhe demos atenção e cuidado suficiente. A parte mais difícil é que ser superprotetor em relação a pele desidratada pode causar mais mal do que bem. Deste modo, é muito importante saber como tratar de pele seca de forma correta para ajudá-la a tornar-se bonita, que pare de lhe causar problemas e protegê-la de rugas prematuras. Como melhorar pele seca e que erros em pele seca deve evitar?
Quais são as características de pele seca?
Ok, é seca, nós sabemos disso – e que mais? Parece que essa pele fica sem vida e áspera ao toque bastante rapidamente. Adicionalmente, quando é exposta a tratamentos inadequados, pele seca fica retesada e sente esta sensação desconfortável de tecidos contraídos.
Na maioria dos casos a pele seca também é fina, o que significa que os capilares são fáceis de transparecerem. E como foi mencionado anteriormente, a pele seca tende a envelhecer mais rapidamente do que outros tipos de pele, portanto, as linhas do rosto definitivamente aparecem mais rápido em pele que carece de água.
Porque é que a minha pele está seca?
O termo “pele seca” é usado para descrever pele que produz menos sebo do que de facto precisa, e assim fica restesada. Este nível insuficiente de sebo faz com que a pele careça de lípidos que são responsáveis por manter os níveis de hidratação adequados na pele. Isto, por sua vez, significa que a pele está privada de proteção contra os agressores que continuam a perturbá-la consideravelmente.
Assim que a camada lípida da pele for danificada, segue-se excessiva perda de hidratação. Um facto curioso é que a pele seca não está determinada nos nossos genes, o que significa que não podemos herdar esta “qualidade”. Na maioria dos casos, a pele seca é o resultado de danos a longo prazo e fatiga causada pelos agressores mencionados que inclui:
- ar frio, seco ou quente
- raios UV
- tempo gelado
- demasiada exposição ao sol e a temperaturas altas
- ar condicionado
Infelizmente, não são os únicos fatores que contribuem para a privação de água na pele. Parece que tomar medicação é responsável por alterar o equilíbrio de água na pele e pode também ter um impacto negativo na hidratação da pele. Outra causa para a pele seca é o climatério quando as glândulas sebáceas ficam menos ativas e, deste modo, a barreira hidro-lípida da pele torna-se gradualmente menos eficaz em proteger a pele contra agressores. Finalmente, hormonas, também podem contribuir para privar a pele de água. É por isto que o problema de pele seca muitas vezes toca a mulheres grávidas e mulheres que entraram na menopausa.
Todos os tipos de pele seca
Áspera, sem vida e baça – estes são apenas alguns adjetivos que podem ser usados para descrever pele seca. Em casos sérios, a pele seca pode causar a sensação de estar contraída desconfortavelmente, mas também a estalar fazendo comichão e a escamar. Às vezes a pele seca é uma reação adversa a um produto de pele que não satisfaz as nossas necessidades de pele. Portanto, deve ter sempre cuidado se as suas fibras nervosas forem demasiado reativas. Para resumir, alguns ingredientes usados em produtos de beleza podem deixar a pele irritada, o que significa que fica desidratada.
Existem dois tipos principais de pele seca que podemos distinguir:
- pele privada de lípidos – este problema é causado por produção lípida insuficiente
- pele desidratada – o problema é causado pela secração de sebo e suor desregulada que é acompanhada por uma falta de agentes hidratantes naturais
Tenha isto em mente!
Quartos com ar condicionado ou aquecedores ligados podem fazer com que a humidade do ar desce mais de 50%! Proteja a sua pele e use humidificadores especiais quando passar muitas horas nesses sítios.
Como melhorar pele seca?
Use apenas produtos de alta qualidade que são responsáveis por abastecer a sua pele com água e lípidos – isto significa que deve ficar longe de cosméticos com álcool. Aquilo que vale a pena perceber é que a pele seca está em harmonia com óleos de beleza naturais tais como óleo de jojoba ou óleo de amêndoas doces. Para além disso, o hidratante que quer usar deve ser capaz de abastecer a pele com hidratantes naturais que claramente tem em falta. Quando se trata de um poduto reabastecedor de lípidos, tem que ser usado para manter a pele protegida de mais perda de água – é assim que os óleos e manteigas cosméticos naturais funcionam (ex.: manteiga de karité ou manteiga de babaçu).
Para cuidados de pele diários, pode optar por um hidratante regular que é dedicado para tratar de pela seca. Experimente arranjar um creme de alta qualidade ou um sérum de rosto natural (ex.: com extrato de aloé vera). Também vale a pena perceber que um creme de rosto deve oferecer-lhe alguma proteção solar, pelo menos fator 20 ou mais. Entregar hidratação a todas as camadas da pele ajuda a sua derme a recuperar as suas habilidades de auto-hidratação naturais. Por esse motivo, tem que se certificar de que a sua pele não tem falta de um sérum, óleos naturais, creme de rosto e um creme de noite rico.
Um creme de noite dedicado para pele seca deve deixá-la regenerada, nutrida e reabastecida com lípidos. Dito isto, certefique-se de que desmaquilhantes apenas contêm ingredientes de qualidade. Por outras palavras, os produtos que usa para tirar a maquilhagem não devem conter álcool uma vez que isto só agravar mais o problema. Portanto, opto por leites de rosto, emulsões e tónicos concebidos para pele seca. Uma vez a cada três semanas, deve ajudar a sua pele a renovar-se ao usar um esfoliante com enzimas que tem que seguir com uma máscara nutritiva ou hidratante.
Erros em cuidados para pele seca
Vale a pena estar ciente do que constribui para privar a sua pele de água e hidratação. Os erros mais comuns em cuidados para a pele que cometemos incoscientemente são:
- A aplicação de esfoliantes mecânicos (são muito fortes para pele seca delicada).
- Lava o rosto com água da torneira clorada (desidrata a pele).
- Usar sabão par lavar o rosto (é ácido, portanto, perturba os níveis de pH da pele o que, obviamente, leva à desidratação).
- Esfregar o rosto com uma toalha (priva a pele de sebo).