
Veios vermelhos no rosto, a sensação de comichão de bochechas constantemente vermelhas? Quando atá comida condimentada ou picante pode causar impacto na sua pele, significa que é vascularizada muito pálida chamamos a este tipo de pele – couperosa. Saiba tudo sobre como identificar este tipo de pele e como tratar dela para não permitir alterações desfavoráveis. É possível!
Pele couperosa, o que é isso?
Este tipo de pele é bastante fácil de diagnosticar. Os vasos sanguíneos ampliam-se. O sangue circula mesmo por baixo da pele e as paredes dos vasos sanguíneos são fracas, finas e carecem de elasticidade. Os vasos sanguíneos dilatam rapidamente devido à temperatura alta, stress ou comida condimentada. A pele couperosa é vermelha, faz comichão e cria a sensação de formigueiro. Quando se trata deste tipo de pele a cor não desaparece passados uns minutos, mas permanece durante algumas horas e não é fácil camuflá-la com maquilhagem.
Pele couperosa – o pesadelo das mulheres
Sabia que pele couperosa está principalmente associada às mulheres?
A pele feminina é mais fina e mais sensível a fatores externos. O estrogénio não é inocente aqui, pois é a hormona que faz com que os vasos sanguíneos dilatem. Quando se trata de pele couperosa, os vasos sanguíneos podem parar de contrair em determinado momento e ficam sempre visíveis por baixo da pele em forma de veios nas bochechas, nariz e queixo. Pouca gente sabe que as consequências diretas de veios deve-se a inflamações e rosácea.
Causas de vasos sanguíneos quebrados
- Genes, herditário
- Raios UV, solário, sauna
- Mudanças de temperatura repentinas, vento, frio e ar seco de aquecedores e ar condicionado
- Bebidas quentes e alimentos, comida condimentada
- Stress, emoções
- Uma grande quantidade de consumo de sal
- Beber álcool
- Exercício intenso
- Cosméticos desapropriados e produtos de pele desadequados
Pele couperosa – evite isto!
- água com cloro, sauna e solário
- tratamentos a vapor para o rosto
- Secar com ar quente
- alterações do batimento cardíaco repentinas
- pílula contracetiva
- banhos quentes e salas com vapor
- frio, vento, humidade
- vinho tinto
- esfoliantes
- cosméticos com álcool na composição
- comida condimentada e citrinos
- bebidas quentes (incluindo café e chá)
Pele couperosa – as regras para cuidar da pele
A pele couperosa precisa de cuidados especiais, mas às vezes é suficiente se se equipar com o cosmético certo (é melhor procurar por esses cosméticos na farmácia entre dermo-cosméticos e cosméticos naturais). Quando escolhe produtos para cuidar de pele couperosa, deve ter em mente:
- Evite cosméticos com mentol, hortelã pimenta, óleo de eucalipto, vitamina A, ureia, acetona, propileno glicol ou álcool etílico.
- Use o líquido micelar natural para desmaquilhar ou leite de limpeza para pele couperosa.
- Enxague sempre os produtos com água fervida ou mineral (deverá ser ligeiramente morna porque tem um impacto neutro nos vasos sanguíneos).
- Trate da sua pele gentilmente depois de a lavar: seque gentilmente sem esfregar.
- Use um esfoliante com enzimas que não seja invasivo. O Esfoliante pode ser útil porque acelera a renovação celular, contudo, não deverá fazê-lo mais do que duas vezes por mês.
- Use protetor solar antes de sair de casa mas também uma base como camada de proteção adicional.
Pele couperose – de que ingredientes gosta?
Deve procurar cosméticos com:
- Gingko Biloba
- Vitamina C
- Hamamélis comum
- Rutina
- Vitaminas K e PP
- Extraro de castanheiro-da-índia
- Extrato de amargura do lobo
Pele couperosa – cuidados de pele caseira
Máscara de rosto de kiwi para pele couperosa
Junte um kiwi esmagado com uma colher de sopa de sumo de limão e uma colher de sopa de farinha de batata. Aplique no rosto e enxague passados 15 minutos.
Máscara de rosto com laticínios para pele couperosa
Misture uma colher de sopa de coalhada esmagada com uma colher de sopa de natas gordas ou iogurte para plicar no rosto. Enxague passados 20 minutos.
Máscara de rosto de linhaça para pele couperosa
Misture linhaça triturada com água numa proporção 1 para 5 (10ml de linhaça e 50ml de água) depois ferva até ficar uma mistura de puré e deixe arrefecer. Adicione uma colher de sopa de iogure e misture. Deixe no rosto durante 20 minutos depois remova com discos de algodão.