
Smog – uma combinação de fumo e poeira que flutua no ar e é muito prejudicial para a saúde. Inalamos smog todos os dias e as toxinas encontram um acesso fácil aos nossos pulmões, onde começam a deteriorar lentamente o nosso organismo. Naturalmente, os pulmões não são os únicos órgãos que sofrem com a exposição à poluição urbana, uma vez que as toxinas também se acumulam na superfície da nossa pele de forma prejudicial.
A poluição que contamina o ar possui moléculas relativamente pequenas que penetram facilmente na pele, alcançando as camadas mais profundas da derme. Isto, por sua vez, contribui para o envelhecimento acelerado da pele. Além disso, o smog é responsável por desencadear o stress oxidativo. Dito isto, é obrigatória a aplicação de produtos de cuidado cutâneo antipoluição! Podem salvar a sua pele dos estragos. Continue a ler o artigo para ficar a saber o que são cosméticos antipoluição e que substâncias são usadas em cosméticos para combater a poluição atmosférica de maneira eficaz.
Por que deve proteger a pele da poluição?
As partículas microscópicas de smog são poeiras perigosas que têm um impacto muito negativo na pele. Está provado que a combinação de substâncias químicas, como azoto, carbono e óxidos de enxofre e hidrocarbonetos policíclicos causa cancro e aumenta a frequência de mutações nas células. Como se sabe, a poluição urbana é prejudicial para o nosso organismo e para a nossa a pele e os resultados são graves.
Relativamente à pele, o smog é prejudicial para a camada protetora da pele, deixando-a consequentemente mais sensível e propensa a irritações. Como resultado, a pele deixa de saber lidar com as condições climáticas desfavoráveis (ar seco, clima frio, vento forte e sol). Em suma, além de perturbar a barreira protetora da pele, esta deixa de realizar devidamente os processos de autorregeneração.
Os radicais livres, o fumo do tabaco e os gases de escape são outros fatores que contribuem para perturbar a pele já danificada. E é por isso que é tão importante aplicar produtos antipoluição para a pele.
Como proteger a pele do smog?
Felizmente, há algumas coisas que pode fazer para proteger a sua pele da poluição urbana. Abaixo encontrará algumas ideias que podem ajudar a sua pele a suportar as condições adversas de viver numa grande cidade.
- Adquira produtos anti-poluição para a pele.
- Evite ficar muito tempo ao ar livre durante o inverno.
- Certifique-se de que a sua pele está bem limpa. Não espere até à noite, remova a maquilhagem e o acúmulo de poeiras assim que chegar a casa do trabalho.
- Introduza um sérum facial na sua rotina de beleza diária. Verifique se o produto é capaz de combater os radicais livres e evitar o stress oxidativo (por exemplo, sérum facial de vitamina C).
Quais as qualidades dos bons produtos de cuidado cutâneo anti-poluição?
Quando adquirir um produto antipoluição, tenha em mente que deve encontrar um que seja certificado por ser eficaz a combater o smog. Isto significa que o cosmético foi submetido a testes clínicos. Na maioria dos casos, estes produtos de cuidado cutâneo devem o seu poder a substâncias conhecidas por apresentarem efeitos antioxidantes e serem capazes de atrair e remover toxinas do nosso organismo. Resumidamente, um produto de cuidado cutâneo antipoluição é uma combinação de substâncias que atuam em conjunto para proporciona efeitos mais intensos do que quando utilizados separadamente.
Como encontrar ingredientes antipoluição em cremes de rosto?
Não encontrará o produto certo para a pele a menos que saiba de que ingredientes deve ser constituído. Talvez o seu creme de rosto atual contenha essas mesmas substâncias, o que significa que não precisa deitá-lo fora ou procurar um substituto. A primeira dupla eficaz que combate o smog é a magnólia e a moringa. Embora, separadamente, cada uma ofereça efeitos antipoluição, são mais poderosas quando combinadas. A segunda substância que ajuda a lidar com os efeitos adversos da poluição urbana é a vitamina C. Este nutriente essencial é conhecido por proporcionar uma forte proteção contra as toxinas. Além disso, a vitamina C embeleza, regenera e torna a pele mais resiliente. É boa ideia combinar vitamina C com extrato de chá branco, que é conhecido por combater os radicais livres. Outra substância que combate a poluição urbana é o chitosano. Tal como a vitamina C, este polissacarídeo cria uma camada protetora na superfície da pele. Se aprecia um cuidado cutâneo totalmente natural, pode optar por óleos de beleza naturais que são compatíveis com o seu tipo de pele – o óleo de argão parece ser o óleo natural mais universal de todos. Por fim, os produtos de cuidado cutâneo antipoluição contêm muitas vezes extratos de algas (apresenta efeito desintoxiante), carvão e água de probióticos que acalma a pele irritada.