
A pele madura exige um cuidado adequado e com respeito. Além disso, a pele madura deve ser tratada com substâncias conhecidas por combater os radicais livres – quando começa a utilizá-los, dá início à luta por uma pele bonita e jovem. Gostaria de ter uma pele jovem por muito tempo? Fique a conhecer os três ingredientes que vale a pena introduzir nos seus rituais de beleza diários. Este é o ABC de uma pele jovem e bonita.
O ALFABETO DE UMA PELE BONITA
A de antioxidantes, anti-idade e vitamina A
O cuidado da pele madura depende da tomada de medidas decisivas que não só previnem o aparecimento de rugas, descolorações e a desidratação da pele, como também protegem contra os efeitos adversos causados por fatores externos, stress oxidativo, toxinas e smog. Além disso, os cuidados com a pele madura também devem focar-se na redução das rugas existentes. As rugas podem ser removidas devido à vitamina A, também denominada retinol. Certifique-se de que a pele recebe uma porção de vitamina A que é 100% retinol, e não os seus derivados (retinóides) – aplique na hora de dormir. No que toca ao cuidado matinal, deve utilizar um protetor solar com um filtro de proteção elevado (pelo menos SPF 30). E quanto aos antioxidantes? Procure cremes ou séruns que contenham chá branco ou óleo de argão. Introduza-os no seu ritual de beleza para pele madura. Será muito benéfico.
Vitaminas do grupo B
As vitaminas do grupo B costumam ser muito negligenciadas: não as consumimos em quantidades suficientes. Contudo, está provado que as vitaminas do grupo B são o cerne de um cuidado eficaz da pele, incluindo pele madura. Por que são tão importantes? Por exemplo, além de serem benéficas para a pele, também influenciam positivamente o cabelo e as unhas. Portanto, se nota que tem as pestanas mais fracas, que as unhas tendem a quebrar e a pele do rosto não está bonita (não tem brilho, está flácida e sem elasticidade), é sinal de que o seu corpo tem falta de vitaminas do grupo B. Deve começar a introduzi-las no seu organismo ingerindo os alimentos certos ou aplicando produtos de beleza. A verdade é que a pele madura precisa de praticamente todas as vitaminas que pertencem ao grupo B, portanto, certifique-se de que fornece tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantoténico, piridoxina, biotina e ácido fólico à pele. Todos os ácidos retardam o envelhecimento da pele e influenciam a sua aparência positivamente.
Vitamina C
Sendo o antioxidante mais potente, a vitamina C é rotulada como a vitamina da juventude. Sabe como cuidar da pele em todas as idades. Mas no que toca à pele madura, a vitamina C é responsável por proporcionar um efeito de clareamento – esta vitamina combate todos os tipos de descolorações, pelo que todas as marcas de pigmentação que aparecem na pele depois do verão desaparecem – desde que cuide da pele com vitamina C, claro. Além disso, a vitamina C combate os radicais livres, atrasa os processo de envelhecimento da pele e melhora a resiliência. A acne em adultos também desaparece porque a vitamina C deixa a pele mais forte, aumentando os processos de autorregeneração. É importante utilizar apenas vitamina C da mais alta qualidade, caso contrário, ela oxida antes de atingir as camadas mais profundas da pele. Portanto, se procura algum produto de cuidado cutâneo que contenha vitamina C, verifique se a lista INCI inclui 3-0-Ethyl Ascorbic Acid pois é a melhor forma de vitamina C 100% pura, que é modificada para um cuidado avançado da pele.
Um sérum facial de qualidade com vitamina C e retinol aplicado na hora de dormir é o melhor amigo da pele madura. Adicione alguns filtros solares e continue a limpar o seu rosto completamente (melhor se utilizar óleos naturais) e o seu rosto nunca parecerá cansado ou sem brilho – nunca revelará a sua idade!