Cremes de rosto, máscaras, séruns, ampolas. O que é que os difere e qual é a melhor escolha para si?

Vai a uma loja e sente-se perdida no meio de todos estes produtos? Máscaras, cremes, hidratantes, ampolas, séruns… Deve usar tudo isto ou escolher apenas um? Cada um destes produtos serve um propósito diferente e propriedades diferentes. Continue a ler para saber como escolher os melhores produtos para a pele para si. 

Os cuidados de rosto são uma tarefa complicada. Para nunca o encarar como um dever e simplesmente desfrutar cuidar da pele, deve aprender mais sobre as ferramentas que a ajudam na sua rotina de pele diária.

Tipos de produtos para o rosto

Em relação aos tratamentos de rosto, costumávamos ter um mero hidratante e uma máscara facial caseira, talvez. Hoje em dia, as escolha é muito maior: para além dos cremes comuns (para uso de dia e noite) e máscaras (tradicionais, de folha, para arrancar), também existem séruns, ampolas, essências, óleos, etc.

Que produtos para o rosto deve escolher para tratar o seu rosto da forma certa? Veja as coisas que diferem cremes, máscaras, séruns e ampolas – escolha aquilo que se adequa mais a si.

O que escolher para o cuidar do rosto?

1. Creme de rosto

Este é o produto para o rosto que mais vende e mais popular. Gostamos de usá-lo de manhã e à noite. Existem diferentes cremes – os seus benefícios (hidratante, anti-envelhecimento, clareamento), consistência e composição de ingredientes ativos diferem, mas o que é que os cremes têm em comum?

Todos os cremes funcionam à superfície da pele – geralmente não penetram em profundidade nas camadas da pele e não têm um forte efeito anti-envelhecimento, reparador ou condicionante. Os cremes, por outro lado, formam uma camada protetora oclusiva à superfície da pele para reter a hidratação e garantir proteção como por exemplo do efeito prejudicial da radiação UV (se o creme tiver óleos ou fator solar). É por isso que deve aplicar o creme após o sérum para impedir que os seus ingredientes escapem.

2. Máscara de rosto

Uma máscara de rosto apresenta um efeito mais forte e deve ser usada apenas uma ou duas vezes por semana, independentemente se usar um produto já feito ou uma máscara caseira. O que é que difere os cremes das máscaras? Os ingredientes das máscaras de rosto penetram em profundidade nas camadas da pele e funcionam de forma mais intensiva para que uma única utilização de uma boa máscara lhe possa dar mais benefícios de que uma aplicação normal de um creme. A forma de utilização de máscaras também é diferente – enxagua a máscara, descola-a ou arranca-a.

3. Sérum de rosto

O sérum é um vencedor inquestionável entre todos os produtos para o rosto. A sua popularidade está a aumentar, é apreciada pelo seu efeito diferente de condicionamento da pele. Pode optar por um sérum independentemente do seu tipo de pele, mas lembre-se de que diferentes tipos de séruns resolvem diferentes problemas de pele – o sérum de vitamina C ajuda a eliminar as manchas escuras, o sérum de retinol rejuvenesce enquanto que o sérum de ácido hialurónico proporciona o nível máximo de hidratação.

Porque é que usar um sérum de rosto vale a pena?

  • O sérum tem a concentração mais elevada de ingredientes para que cada gota do sérum tenha mais nutrientes do que uma porção de creme ou máscara.
  • Tem base nas substâncias de melhor qualidade que são combinadas para atingir com precisão a origem do problema e tratá-lo.

Deve lembrar-se de usar um sérum de rosto antes de um creme ou óleo porque os seus ingredentes chegam às camadas da pele mais profundas mas não deixam uma camada protetora à sua superfície portanto precisa de proteção extra.

4. Ampolas de rosto

Ampolas fazem parte de uma categoria em separado; são usadas de forma bastante esporádica e diz-se que não são adequadas para serem usadas em casa. A verdade é que toda a gente pode optar por ampolas porque são como um sérum contido em pequenas cápsulas e com o objetivo de resolver problemas específicos. São feitas para combater de modo eficaz as maiores manchas de pele como por exemplo, capilares dilatados, rugas, hiperpigmentação. São capazes de rejuvenescer e revitalizar desde que as adequemos às necessidades da nossa pele.