
A sua pele necessita de atenção e de um cuidado adequado. Contudo, em vez de esfregar simplesmente cosméticos na pele, pode… comê-los! A dieta é importante e deve saber o que comer para ter uma pele perfeita, sem acne, sem hiperpigmentações nem imperfeições.
Somos aquilo que comemos. Esta afirmação sobejamente utilizada contém a verdade que precisa de absorver se quiser ter uma pele saudável e bonita. Porquê? Porque uma dieta adequada tem um impacto tremendo na nossa aparência. Podemos dizer que os hábitos alimentares são mais importantes do que a rotina de beleza porque o que acontece no interior do organismo é a base para a nossa saúde.
Impacto da dieta na aparência
O que comemos tem impacto naquilo que sentimos. Se o nosso corpo estiver em bom estado, fica mais bonito: o cabelo e as unhas ficam mais fortes, a pele fica hidratada, radiante e suave.
É importante ter em mente que os bons hábitos alimentares são a base para cuidar da pele. Se não conseguir fornecer os nutrientes e a hidratação certos desde o interior, será difícil regenerar a pele com cosméticos – a rotina de beleza é um extra, uma ajuda externa, não o substituto de um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada. Um organismo enfraquecido envia sinais através da pele, independentemente da quantidade de máscaras ou cremes de rosto que aplica.
Os ingredientes que a pele necessita
O cuidado cutâneo que começa no interior é eficaz, mas também requer que forneça os nutrientes. Que tipo de nutrientes?
- Vitamina A – (ou retinol) apresenta fortes propriedades de rejuvenescimento, regula a secreção de sebo e suporta a esfoliação da epiderme, eliminando hiperpigmentações.
- Vitamina C – (ou ácido ascórbico) estimula a síntese de colagénio, protege contra os raios solares, fortalece os vasos sanguíneos, aclara as hiperpigmentações e deixa a pele mais radiante.
- Vitamina E – (ou tocoferol) é uma vitamina da juventude devido à sua ação antioxidante e ação eficaz contra os radicais livres, pelo que a pele preserva a suavidade, o brilho e a aparência jovem durante mais tempo.
- Zinco e silício – dois minerais necessários para a pele devido à sua capacidade de melhorar a suavidade, fortalecer os vasos sanguíneos, evitar a flacidez e as rugas.
- Vitaminas do grupo B – (entre elas, ácido pantoténico, biotina, ácido fólico) são extremamente importantes para a pele porque atenuam as inflamações, suportam a regeneração, esfoliam a edpiderme, nutrem e fortalecem.
- AGE – (Ácidos Gordos Essenciais) fortalecem a barreira hidrolipídica natural da pele, graças à qual a pele retém o nível correto de água durante mais tempo, ficando devidamente protegida.
O que comer para ter uma pele perfeita?
Naturalmente, pode fornecer ao seu organismo todos os ingredientes acima na forma de suplementos dietéticos, mas esse deve ser o último recurso. O melhor será procurar estes ingredientes nos alimentos e introduzi-los no menu diário. É o método mais simples para uma dieta que suporta a regeneração da pele. E então: o que comer para ter uma pele impecável?
- Peixe – é rico em ácidos gordos essenciais, que se encontram em maiores quantidades em espécies como salmão, cavala e sardinha.
- Frutos secos e sementes – também contêm ácidos gordos, bem como vitaminas e minerais. Ingira sementes de girassol, sementes de abóbora, amêndoas, avelãs e nozes.
- Óleos vegetais – também deve adicionar óleos à sua dieta, especialmente os óleos extraídos a frio e não refinados, como óleo de grainha de uva e óleo de oliva.
- Rebentos – as inegáveis propriedades nutritivas dos rebentos são do conhecimento de todos porque são ricas em vitaminas B, C, D, E, A e K e minerais, como magnésio, cálcio, fósforo, zinco, iodo, ferro, etc.
- Produtos derivados do trigo – nunca se esqueça dos produtos à base de trigo, como pão integral e sêmolas, que são ricos em ácidos gordos e vitaminas do grupo B.
- Citrinos – se desejar fornecer vitamina C à sua pele, preste atenção aos citrinos e à groselha.
- Vegetais – a base de todas as dietas saudáveis são, naturalmente, os vegetais, como cenoura, tomate, paprica, espinafres e brócolos (fonte de betacaroteno que é convertido em retinol).
- Legumes – feijões, grão-de-bico, ervilhas, ricos em vitaminas B, que são tão preciosas.
- Chá verde – por último, considere alterar os seus hábitos de consumo de bebidas e experimente beber muito chá verde, já que é rico em antioxidantes.