PTA ou perda transepidérmica de água. O que é?

Todas sabemos que a pele precisa de ser hidratada para preservar a sua aparência bonita durante mais tempo. No entanto, pouca gente sabe em que consiste a perda transepidérmica de água. Fique a saber abaixo por que é boa ideia saber mais sobre a perda transepidérmica de água.

A nossa pele é como um organismo vivo e temos de cuidar da sua saúde implementando os cuidados cutâneos certos. No entanto, antes de adquirir o primeiro creme hidratante, máscara ou spray facial, deve aprender mais sobre o motivo pelo qual é tão importante que a pele preserve o seu bom estado e qual o mistério da PTA.

O papel da hidratação no cuidado cutâneo

O nosso organismo é constituído por mais de 65% de água! A pele é a principal barreira que evita a sua fuga. A pele também é constituída parcialmente por água – a derme é constituída não só por colagénio mas também por proteoglicanos, que são substâncias que unem a água à pele. A epiderme é constituída por cerca de 13% de água, mas quando penetramos mais fundo na derme, é constituída por 70% de água.

Infelizmente, a pele não é uma barreira impenetrável, especialmente considerando os diversos fatores que podem enfraquecê-la, como o sol, radicais livres, toxinas ou até cosméticos inadequados. Por este motivo, é importante hidratar a pele numa base regular. Desta forma, a pele mantém-se devida e constantemente hidratada e evita a PTA.

PTA (perda transepidérmica de água). O que é?

Em que consiste essa misteriosa PTA da qual precisa de se proteger? O nome completo do termo é perda transepidérmica de água. Embora o nome sugira uma ocorrência complicada, a verdade é que se trata apenas da fuga de água da epiderme.

O fenómeno PTA surge da diferença na pressão osmótica nas diferentes camadas da pele e a respeito do ambiente. Está a causar a PTA – a água escapa da derme e move-se para a epiderme, evaporando depois. Trata-se de um totalmente natural, mas, infelizmente, quando foge do controlo, pode ser prejudicial e desidratar a pele.

Como hidratar a pele e proteger-se contra a PTA?

Pode proteger a pele contra a desidratação de várias maneiras diferentes. O fator natural que protege a pele contra a PTA é a camada hidrolipídica. Os seus componentes (água e gordura) criam uma camada oclusiva que impossibilita a saída de água. Desta forma, a pele preserva a humidade durante mais tempo e não desidrata.

No entanto, por vezes, a nossa camada hidrolipídica enfraquece e a pele perde a água. Depois começam a surgir manchas e irritações na pele, perdendo também o brilho. Pode proteger-se desta situação com um cuidado adequado da pele focado em prevenir a PTA, ou seja, conservando a hidratação correta. Pode:

  • fornecer humectantes, como ácido hialurónico, que é a substância que fixa a água à pele,
  • fortalecer a barreira hidrolipídica com emolientes, e o melhor na sua categoria são os óleos naturais,
  • utilizar produtos, como cremes com ceramidas que reparam o cimento intracelular na epiderme.