5 factos curiosos que vão ajudá-la a melhorar a pele do rosto

Todos os tipos de pele devem ser submetidos a tratamentos ligeiramente diferentes. Algumas práticas adequam-se a apenas um tipo de pele, mas outras técnicas de cuidado cutâneo permitem melhorar todos os tipos de pele. Deseja ter uma pele sedosa e irrepreensível? Leia estes 5 factos curiosos para saber o que a sua pele precisa e aprender a satisfazer estas necessidades eficazmente.

O segredo para uma pele bonita é simples: deve cuidar dela com os produtos que satisfazem todas as suas necessidades. Embora falte a cada tipo de pele um conjunto diferente de nutrientes, existe uma substância que deve ser sempre fornecida ao corpo: água. Sabia que existem algumas dicas universais que podem ajudá-la a desfrutar de uma pele bonita independentemente da sua idade? Continue a ler para saber se já as conhece. Com este artigo, também vai aprender a melhorar facilmente a sua pele. Dentro de momentos, ficará a conhecer as necessidades da sua pele, o que irá ajudá-la a evitar os maus hábitos de cuidado cutâneo, se é que desenvolveu algum.

Como cuidar da pele em casa?

Julga que conhece todos os tratamentos cutâneos caseiros que melhoram a sua pele? Está a par de todos os truques que lhe permitem alcançar a melhor versão da sua pele? Continue a ler para descobrir.

1. Proteção UV é necessária ao longo de todo o ano

Este é m dos erros mais comuns que se cometem no cuidado cutâneo. A falta de proteção solar e a utilização rara de protetores solares afetam negativamente a pele. É importante perceber que a pele deve ser protegida permanentemente para evitar todos os efeitos adversos que o sol causa na nossa pele. As mais recentes investigações provaram que a radiação UVA e UVB penetra nas nuvens, roupas e vidro. Mesmo durante o inverno, ou quando se senta à sombra, expõe constantemente a sua pele à luz prejudicial do sol. A única barreira que os raios solares não atravessam é uma camada de protetor solar ou óleo de beleza natural (escolha um que lhe ofereça um SPF elevado).

ISSO É IMPORTANTE!

O sol promove o envelhecimento mais rápido da pele e gera muitas vezes problemas dermatológicos. Uma vez que a melanina absorve os raios UV, pode encarar o bronzeamento como a sua proteção natural. Lembre-se, contudo, que, quer esteja a bronzear-se ou apenas a caminhar no exterior, deve sempre utilizar proteção solar.

2. Todos os tipos de pele, até a pele oleosa, necessitam de hidratação

Todos os tipos de pele devem ser hidratados com regularidade. Embora sejamos continuamente recordadas pelos dermatologistas, muitas vezes esquecemos este facto e utilizamos agentes desidratantes para cuidar da pele oleosa. No entanto, até a pele que produz sebo em excesso precisa de água. Não espere resolver o problema da seborreia sem dar de beber à sua pele.

ISSO É IMPORTANTE!

A hidratação é fundamental para o cuidado da pele. Basta observar a forma como a pele oleosa reage à falta de hidratação: produz sebo em excesso para compensar a deficiência de água.

3. A remoção da maquilhagem e a limpeza do rosto são duas etapas essenciais do cuidado cutâneo

Deita-se sem remover a maquilhagem? É importante perceber que a sujidade, toxinas e resíduos de cosméticos que contaminam a nossa pele facial causam danos enormes. Na verdade, esta é a maneira mais fácil de obstruir os poros da pele e as glândulas sebáceas. Quando remove a maquilhagem de forma inadequada e à pressa, quando não se assegura de que a pele está perfeitamente limpa, está a impedir o devido funcionamento da pele. O resultado é bastante desagradável: acne, pontos negros e, em situações extremas, até mesmo inflamações.

ISSO É IMPORTANTE!

A limpeza diária do rosto e a remoção da maquilhagem são etapas fundamentais de um procedimento de cuidado cutâneo eficaz. Na verdade, estes dos elementos são tão importantes quanto a hidratação e a proteção solar. Por fim, quanto mais limpa estiver a pele, mais nutrientes conseguirá absorver.

4. Nenhum tipo de pele, nem mesmo a pele acneica, deve ser exposta à desidratação

Outro aspeto que é importante destacar é que, independentemente do seu tipo de pele, quer brilhe descontroladamente ou seja afetada por acne, nunca deve expô-la a fatores de desidratação. Desidratar as lesões da pele não fará com que desapareçam mais rápido. Na verdade, esta é a forma mais prejudicial de lidar com a acne que, na maioria dos casos, é desencadeada por bactérias. Quando tenta desidratar a pele, ela começa a produzir mais sebo. Além disso, desta forma, está a perturbar a barreira natural da pele, tornando-a indefesa perante as bactérias que dão origem à acne. É notório que esta prática piora o estado da pele.

ISSO É IMPORTANTE!

Quando está bem hidratada, a pele realiza mais eficazmente os seus processos de autorregeneração e lida melhor com a acne. Por último, mas não menos importante, desidratar a pele pode causar marcas de pós-acne.

5. Os óleos naturais são bem tolerados por todos os tipos de pele

Quando consegue hidratar devidamente a pele, deve fazer algo para manter os níveis adequados de hidratação. E pode fazê-lo cuidando da pele com substâncias responsáveis por criar uma camada oclusiva e evitar a perda de água. Talvez já tenha ouvido dizer mais de uma vez que os óleos naturais são os melhores produtos de beleza para cuidar de todos os tipos de pele, mas, de alguma forma, ainda tem medo que a sua pele oleosa não tolere uma dose adicional de óleo? Os óleos são emolientes que oferecem vários níveis de ácidos ómega, e também eles diferem em termos de estrutura. Isto significa que são adequados para todos os tipos de pele. Além disso, muitos óleos naturais, como os óleos de tamanu, cânhamo e argão, são adequados apenas para cuidar e condicionar a pele oleosa!

ISSO É IMPORTANTE!

Os óleos naturais são capazes de reparar a barreira hidrolipídica da pele. Isso, por sua vez, torna a pele mais forte e protegida contra a perda de água. Não há como negar. Todos os tipos de pele necessitam de óleos naturais. Tente apenas escolher um óleo que se adeqúe ao seu tipo de pele.